
Reportagens em diversos meios de comunicação, inclusive de alcance nacional, noticiavam na sexta feira (19) o trágico acidente que vitimou o padre presidutense Antonio Pereira Anchieta. O fato abalou diretamente familiares, amigos e admiradores, comovendo e unindo membros das dioceses de Grajaú-MA e Jacarezinho-PR.
O grave acidente, registrado na manhã da sexta-feira, envolvendo o Gol preto, placas BWZ-5498, conduzido pelo padre que trafegava no sentido Japira/Ibaiti, quando ao cruzar no trevo da BR-153 foi apanhado pelo ônibus, categoria particular, placas BWZ-5498, conduzido por Josuel Antonio Mendes, que trafegava sentido Ibaiti-Santo Antonio da Platina.Policiais rodoviários federais, bombeiros, policiais civis e uma equipe da Fundação Hospitalar de Saude Municipal de Ibaiti estiveram no local. O trevo já é conhecido como lugar de acidentes fatais. A cerca de dois anos uma carreta colidiu com um veículo matando quatro idosos. No mesmo ano um outro veículo apanhou de cheio um motoboy que fazia entregas, matando-o na hora. O corpo do padre foi encaminhado ao IML de Ibaiti. Haviam mais três pessoas no õnibus, além do motorista que nada sofreram.
Pe. Antonio Pereira Anchieta nascido em 04 de janeiro de 1965 foi ordenado sacerdote aos 09 de junho de 2002 na Paróquia São Sebastião em Presidente Dutra, Diocese de Grajaú, Maranhão, pelas mãos do Bispo Diocesano de Jacarezinho-PR, Dom Fernando José Penteado.Como sacerdote exerceu seu ministério como vigário na Paróquia São Sebastião em Sengés-PR e na Vila São Pedro em Jacarezinho-PR. Após um breve período – o ano de 2005 – em São Paulo-SP a fim de aprimoramento nos estudos, retornou em 2006 como pároco da Comunidade São Roque em Guapirama-PR. Aí permaneceu até agosto de 2008 quando foi como missionário para – Grajaú-MA, todavia, problemas de saúde o fizeram retornar, assumindo desde então como Pároco da Comunidade Santo Antonio em Japira-PR.
Em sua passagem por Presidente Dutra, em meados de 2008, o padre Anchieta, tomando conhecimento de um acidente que vitimou um vizinho de sua família, liderou um forte movimento que solicitava a colocação de quebra-molas na Avenida Tancredo Neves, levando a prefeitura do município a realizar tal obra, que contribuiu diretamente na diminuição de acidentes de trânsito na citada avenida. Com essa requisição o Padre Antonio Anchieta se consolidava em sua comunidade de origem, como autentico defensor do povo e da vida.
Grande militante das causas sociais, Pe. Anchieta como era conhecido foi muito querido pelas comunidades por onde passara, seu jeito simples e discreto, consistente e esperançoso semeava sonhos e esperanças que mobilizavam as pessoas na vivência de uma fé viva e libertadora.
Celso Nogueira com informações dos sites www.joaquimdepaula.com.brwww.jacarezinhonanet.com e www.diocesedejacarezinho.com.brFotos Gilson Santos e Diocese de Jacarezinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário