Adonilson Lima, um presidutense candidato ao Senado Federal
Adonilson Lima é um maranhense de 36 anos, graduado em História e Direito, ambos pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), campus de São Luís e Imperatriz respectivamente. Natural do povoado de Capa Bode, em Presidente Dutra (MA), filho de lavradores, embarcou na aventura de morar em São Luís em 1991 onde passou extremas necessidades.
Militou no movimento estudantil, tornou-se liderança na Ufma, na coordenação do Diretório Central de Estudantes (DCE), junto com Sálvio Dino Júnior, que recentemente foi secretário de Direitos Humanos de Jackson Lago , e Itevaldo Júnior, jornalista da Mirante e foi assessor parlamentar de Joan Botelho, vereador de são Luis.
Em 2001 já em Imperatriz e cursando Direito, liderou o movimento “Reage Ufma” no ano de 2004. . “Reagir significa dá cara nova, lutar contra a inércia. O movimento revitalizou a luta estudantil e deu um novo papel à Universidade, com a criação de três novos cursos e ampliação de verbas”, celebra.
O movimento foi bem articulado. Os líderes exigiram que fosse respeitado o papel da instituição, fizeram reuniões com vários parlamentares, foram à Brasília, lutaram pela implementação de novos cursos. “Foi uma luta intensa que forçou a vinda do Lula e deu uma nova cara ao campus com a saída da diretora”, comenta.
Adonilson, ex-petista da ala radical, filiou-se ao PC do B em 2006. “A história de Adonilson junto ao PC do B está relacionada à construção partidária e de levar a idéia do comum e do igualitarismo que está presente em suas ações, discurso e forma de ser”, justifica.
O destacado professor de cursinho, escolas e faculdades de Imperatriz, depois de sete anos na cidade candidatou-se a vereador, embalado por uma campanha sem recursos, foi um dos mais votados da cidade. Agora , prof. Adonilson sonha em chegar ao Senado Federal.
Sobre a candidatura a senador, analisa: “Há uma conjuntura política favorável para este momento, estabelecida pela luta da juventude e com o apoio que tenho conquistado ao longo dos 15 anos de trabalho. Dessa forma, espero que o povo possa reconhecer e recompensar o partido e a mim com uma representação no Congresso Nacional”.
Adonilson, objetiva implantar uma linha de ação forte no setor de juventude e junto aos excluídos da sociedade; ressalta que a luta pela educação é permanente e constante; sonha em representar de forma competente o Estado do Maranhão fazendo valer as leis benéficas ao povo e criando outras para o desenvolvimento coletivo.
adonilson passou nescessidade em são luis? esse rapaz passou a vida toda comendo e morando as custas da UFMA e mesmo quando já trabalha com o vereador prof joan continuava comendo e morando na casa do estudante.sempre esteve ligado ao PT não por vocação mas sim por afinidade financeira e agora vem falar em moralismo.ora adonilson quem te conhece que te compra
ResponderExcluirComo professor muito competente e conheço algumas lutas desse rapaz,acho que o maranhão pode mudar sim e o adonilson pode ser uma voz, melhor que Lobão e Roseana ...
ResponderExcluirque bom
ResponderExcluir